"AS VEZES É PRECISO PARAR E OLHAR PARA LONGE, PARA PODERMOS ENXERGAR O QUE ESTÁ PERTO DE NÓS"

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Reinaugurado templo da primeira Igreja Luterana do Brasil








O templo da CEL São João, de Colônia São Pedro, em Morro Redondo, RS, foi reinaugurado com culto especial no domingo, 29/05. O presidente da IELB, Rev. Egon Kopereck foi o pregador. Participaram da celebração cerca de 350 pessoas. Corais e grupos vocais da congregação e do Distrito Sul I abrilhantaram a festividade, entoando louvores num belo encontro de corais. Logo após o culto todos participaram de almoço de confraternização.

A inauguração do templo aconteceu em 1908. Havia a necessidade urgente de reforma pois o telhado ainda era o original e tinha muitas goteiras. Mas devido ao valor histórico, uma simples reforma não bastava. Era necessário restaurar o templo para mantê-lo o mais fiel possível ao original. Porém, somente com os recursos da congregação, isto era financeiramente inviável. Segundo o pastor Timóteo Ramson Fuhrmann, Deus moveu corações tementes e agradecidos. "Por longos anos muitas pessoas foram alimentadas na Palavra de Deus neste primogênito altar e abraçaram a causa, juntamente com os atuais membros da CEL São João, tornando possível a realização desta obra", relata. Com essa parceria entre a congregação e os denominados “amigos de São Pedro”, a restauração foi concretizada.

Foi na Colônia São Pedro que, em 1º de Julho de 1900, o pastor Christian Broders, juntamente com 17 famílias da localidade, fundou a primeira congregação da IELB em solo brasileiro, a qual, juntamente com outras congregações fundadas antes de 1904 (ano de fundação da IELB) esteve integrada ao Sínodo de Missouri, nos Estados Unidos. Com o intenso êxodo rural na região nas últimas décadas, a congregação conta atualmente com 61 almas (23 famílias).

Nenhum comentário: